KU-KUL-KAN está localizada no complexo de Ruínas Maias de Chichén-Itzá, perto de Cancún, no México, construída na Era de Leão, sem dúvida é o seu monumento mais expressivo, sendo o marco central da Civilização Maia.
Seu desenho tem uma forma geométrica piramidal, conta com nove níveis ou patamares, quatro fachadas principais cada uma com uma escadaria central, e um patamar superior terminado por um templo. Cada escada tem 91 degraus de pedra, fazendo 364 degraus no total e se acrescentarmos a plataforma superior, totalizamos os 365 dias do Ano Solar.
Os ecos produzidos no interior deste fascinante Templo; emitem sons da Natureza, como o chamamento de uma ave exótica (o som do pássaro de quetzal, ave sagrada na cultura Maia) ou de água (chuva a cair), sendo uma autêntica caixa de ressonância de sons, permitindo chegar em um estado vibratório cada vez mais alto. (mesmo princípio da Pirâmide de Queóps, onde na grande galeria havia diferentes tipos de pedras e cristais que quando eram golpeados ou provocados, produziam as notas de 3 escalas musicais que reverberavam por toda a pirâmide).
É evidente que a pirâmide foi projetada como um todo para propósitos muito maior do que suspeitamos. Todas as suas características indicam um conhecimento superior.
Este texto foi baseado nas informações, pesquisas e orientações passadas pelo Dakila Pesquisas, associação fundada pelo pesquisador e ufólogo Urandir.
Leia mais em: http://piramidekukulkan.blogspot.com.br/