Hórus era o Deus Egípcio do sol nascente e era representado como falcão. Era a personificação da luz e tinha como inimigo Seth, o deus da desordem e da violência.
O Olho de Hórus era um dos amuletos mais impor- tantes no Egito Antigo. Símbolo de poder e proteção, era usado como representação de força, vigor, segurança e saúde.
Os sacerdotes utilizaram o Olho de Hórus como símbolo de uma organização fechada em que eram os membros, e estes dirigiram o destino do Egito por milhares de anos, nas sombras, atrás do faraó. A escola de mistérios utilizou o Olho de Hórus como seu símbolo, uma assinatura que aparece nos muros de todos os templos do Egito. Um símbolo que trata a mente e evoca seu significado e transmite uma ideia de uma maneira muito simples, além das palavras. Seu significado pode ser entendido milhares de anos depois de ter sido desenhado.
O Olho de Hórus é consciência imortal que tudo sabe, que tudo vê, pode voar muito alto sobre tudo que existe fixar a atenção em qualquer detalhe. Os sacerdotes do Olho de Hórus guiaram em paz e harmonia o aperfeiçoamento do povo, revelando informação sobre Deus, o Universo e o processo que sofre a consciência do homem.
Atualmente, algumas pessoas acreditam que o Olho de Hórus é uma representação da glândula pineal, que se encontra no cérebro e produz melatonina. No misticismo, alguns autores chamaram esta glândula de "terceiro olho", indicando que era responsável pela ligação entre o corpo e a alma.
Este texto foi baseado nas informações, pesquisas e orientações passadas pelo Dakila Pesquisas, associação fundada pelo pesquisador e ufólogo Urandir.
Leia mais em: